Convite:

Participe de nossos cultos - Próximo Domingo EBD às 09 horas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagem para o ano de 2011

Certamente este ano de 2010 nos trouxe muitas lutas, dores e angústias, mas principalmente nos proporcionou muitas alegrias, vitórias e principalmente momentos especiais na presença de Deus, assim, aproveitemos estes últimos momentos, que nos restam neste ano, para refletirmos em tudo que fizemos e o que devemos melhorar, mas principalmente reconhecermos que precisamos fazer mais, muito mais para Aquele que tem nos dado não apenas a vida, mas a alegria e o maior de todos os presentes, a nossa salvação. Assim, desejamos que a família cidade dos Jardins, neste ano de 2011, seja muito mais abençoada e que cada um de nós possamos dizer: eis - nos aqui Senhor envia-nos a nós.

Feliz ano de 2011!
Pb. Othon Fernandes de Castro
Dirigente da Congregação

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tudo que você precisa saber sobre o verdadeiro Natal

O que você sabe sobre o dia do Natal? Talvez se fosse realizada uma enquete poucos saberia o verdadeiro sentido do Natal. Todos até poderiam até afirmar que o Natal é a comemoração do nascimento do Salvador Jesus. Mas será que todos teriam o sentido real do que seria o nascimento de Jesus ou teriam só como um sentido histórico?
O Natal realmente e a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Todas estas perguntas seriam necessárias para você entender o verdadeiro sentido do Natal.
I – O SIGNIFICADO DE “NATAL”
A palavra “Natal” - tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo desta era.
II - A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS
Você já pode perceber se for um leitor da bíblia que a data com certeza do nascimento de Jesus, não e em 25 de dezembro! Se formos analisar a Palavra de Deus, sabemos que Jesus não nasceu em dezembro conforme o Evangelho de São Lucas 2:8 diz: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina (Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13 ). Conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Com certeza, o nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa. Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Lev 23:39-44; Nee 8:13-18).
III - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Conforme os historiadores a verdadeira origem do dia 25 tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.
IV – OUTRAS SIMBOLOGIAS PARA O NATAL
O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes “as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!
A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia... Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípcios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”! Jeremias 10:2-4 - “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”
V – COMCLUSÃO
Portanto depois de tudo isto relatado, você poderia falar do verdadeiro significado do Natal?
O verdadeiro sentido do Natal para nós que temos Jesus é algo mais sublime. Sendo o natal, significando nascimento podemos afirmar sem nenhuma dúvida que Jesus já nasceu em nossos corações. A mais importante festa que pode acontecer nas nossas vidas. Em João 1:14 ("E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."). Podemos dizer a todos que Jesus habita em nosso ser e podemos ver que através de sua presença somos felizes e tem suprido todas as nossas necessidades. A comemoração do Natal para nós não é algo de muito extraordinário, pois temos comemorado este dia durante todo o nosso viver na presença Dele. Dias após dias agradecemos pelo seu nascimento. Ele é que nos tem dado o maior e sublime presente que é salvação. Após a salvação temos as bênçãos que Jesus nos promete dar. Isso é o verdadeiro sentido do Natal.
A nossa eterna gratidão a Jesus que tem nascido em nossos corações, pois sem Ele não seríamos vencedores. Através do nascimento de Jesus recebemos a salvação e a vida eterna com Ele.

Glória a Deus nas alturas Jesus já nasceu em meu coração!!!!!!!!!!

Pr. Othon Fernandes de Castro
Dirigente da Congregação Cidade dos Jardins

Tudo que você precisa saber sobre o verdadeiro Natal

Tudo que você precisa saber sobre o verdadeiro Natal

O que você sabe sobre o dia do Natal? Talvez se fosse realizada uma enquete poucos saberia o verdadeiro sentido do Natal. Todos até poderiam até afirmar que o Natal é a comemoração do nascimento do Salvador Jesus. Mas será que todos teriam o sentido real do que seria o nascimento de Jesus ou teriam só como um sentido histórico?
O Natal realmente e a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Todas estas perguntas seriam necessárias para você entender o verdadeiro sentido do Natal.
I – O SIGNIFICADO DE “NATAL”
A palavra “Natal” - tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo desta era.
II - A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS
Você já pode perceber se for um leitor da bíblia que a data com certeza do nascimento de Jesus, não e em 25 de dezembro! Se formos analisar a Palavra de Deus, sabemos que Jesus não nasceu em dezembro conforme o Evangelho de São Lucas 2:8 diz: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina (Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13 ). Conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Com certeza, o nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa. Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Lev 23:39-44; Nee 8:13-18).
III - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Conforme os historiadores a verdadeira origem do dia 25 tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.
IV – OUTRAS SIMBOLOGIAS PARA O NATAL
O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes “as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!
A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia... Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípcios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”! Jeremias 10:2-4 - “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”
V – COMCLUSÃO
Portanto depois de tudo isto relatado, você poderia falar do verdadeiro significado do Natal?
O verdadeiro sentido do Natal para nós que temos Jesus é algo mais sublime. Sendo o natal, significando nascimento podemos afirmar sem nenhuma dúvida que Jesus já nasceu em nossos corações. A mais importante festa que pode acontecer nas nossas vidas. Em João 1:14 ("E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."). Podemos dizer a todos que Jesus habita em nosso ser e podemos ver que através de sua presença somos felizes e tem suprido todas as nossas necessidades. A comemoração do Natal para nós não é algo de muito extraordinário, pois temos comemorado este dia durante todo o nosso viver na presença Dele. Dias após dias agradecemos pelo seu nascimento. Ele é que nos tem dado o maior e sublime presente que é salvação. Após a salvação temos as bênçãos que Jesus nos promete dar. Isso é o verdadeiro sentido do Natal.
A nossa eterna gratidão a Jesus que tem nascido em nossos corações, pois sem Ele não seríamos vencedores. Através do nascimento de Jesus recebemos a salvação e a vida eterna com Ele.

Glória a Deus nas alturas Jesus já nasceu em meu coração!!!!!!!!!!

Pr. Othon Fernandes de Castro
Dirigente da Congregação Cidade dos Jardins

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vergonha Nacional - Para você ver e ouvir

Culto do Amigo realizado em 05/12/10 foi uma bênção!

Culto do amigo 05/12 pregador Luciano ex-traficande
Pregou a palavra e deu o seu testemunho de vida pessoal
Participação do conjunto de jovens Liberdade e jovens do Setor VII

foi um bênição 5 decisões e 3 reconciliações. Maravilha! Encerramento do Culto do amigo

A igreja com muita alegria
Culto do Amigo promovido pelo Departamento de Mocidade
Responsabilidade do Ax. Fernandes e demais jovens

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Último Mutirão do ano em Cidade dos Jadins

Culto e evangelismo realizado em Parque das Arvores
Culto e evangelismo realizado em Parque das Arvores
Evangelismo e culto em Cidade do Jardins
Os missionários de Cidade dos Jardins
Evangelismo e cultos realizados nas ruas de Cidade do Jardins - Mais de 8 cultos realizados

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cidade dos Jardins no 12º Enoc - Templo Sede

Coord. do Enoc - Dc. Mário Sérgio
Coord. do Discipulado de Cidade dos Jardins Poliana

Novos Convertidos de Cidade dos Jardins

Participação no 12º Enoc

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Festa surpresa aniversário Shirley Castro

dia 28 aniversário de Shirley Castro - com seus pais
Shirley Castro com o seu esposo apesar do estado

Surpresa da igreja - Shirley Apagando a vela


Os irmãos de Cidade dos Jardins fazendo visita ao seu Pastor

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Palavra do Dirigente da Congregação - Pb. Othon Castro

Saudações no Senhor,


Mormente o ocorrido na sexta feira dia 15/10 um dia antes da nossa inauguração, estamos nos recuperando desta situação não boa. Com a queda, tive fratura exposta e outras pequenas fraturas no meu pé direito. Mas graças a Deus posso glorificar a Deus pelo grande livramento que recebi. Conforme conhecimento do Pr. Elinaldo a nossa inauguração foi cancelada e faremos em outro momento.
Segundo os médicos, teria que fazer outra cirurgia, mas graças a Deus só fiz uma cirurgia e creio que não será necessária mas nenhuma. Uma a queda desta altura cerca de 2,5 a 3,00 metros de altura caindo bantendo com a coluna, cabeças e outros membros, só Deus sabe o que tinha acontecido de pior. Graças a Deus pelo grande livramento. Estou bem, me recuperando ainda por um longo periodo de dias não poderei pisar no chão, já estou andando de muletas, e se Deus quiser estarei com você para continuar a obra que Deus me confiou. O trabalho não pode parar, deve continuar, pois a obra não é minha mas de Deus. O nosso amado irmão Pb. Anchieta, o vice dirigente, com os demais continuará esta obra.
Queridos obreiros, irmãos e irmãs da congregação de Cidade dos Jardins, vamos continuar no propósito de servir a Deus pois começamos um trabalho nos lares e sei que o nosso adversário não ficou satisfeito, mas maior é o que estar conosco.

Um abraço a todos e continuem a orar para uma recuperação mais rápida.

Atenciosamente,
com muitas saudades.

Pb. Othon Castro

sábado, 4 de setembro de 2010

Início EBD na Sub Congregação de Parque das Árvores

Fachada da Sub Congregação
Alunos da EBD
Até um bolo tivemos - festa especial
Pb. Anchieta louvando ao Senhor
Os participantes da EBD inaugural - 29/08/2010
Superintendente da EBD Aux. Vildicley

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mutirão Evangelístico - 23 a 27/08/2010

Olha só! Criança também evangeliza - 26/08
Irmãs no mutirão - 26/08
Irmã Shirley Pregando a Palavra - 26/08
Quinta-feira - o Departamento Feminino realizando seu culto - 26/08/2010
Jovem Talles pregando a palavra - 23/08
Mocidade Louvando ao Senhor - 23/08
Segunda-feira - Dia da Mocidade (23/08/2010) - Coopab Cond. Estados Unidos

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Campanha de Oração do mês de Agosto/2010

Oração encerramento campanha de Oração
Encerramento da Campanha com pregador Hélio
Cantora Gersonita Barros
Irmã Sueli pregando a palavra presença do Coord. Pr. Othoni Castro Pregador Gilvam Rodrigues
Momento da oração
Pr. Elesbão na ministação da Palavra
Cantora Amanda Louvando
Irmão Marcos pregando
Conjunto Louvores de Sião da Sede louvando ao Senhor